quinta-feira, 14 de outubro de 2010

A difícil arte da concentração


Essa coisa de tentar ser transcendental, meditar, sair do corpo, concentrar... tudo isso é muito difícil pra mim. Confesso que o yoga está me ajudando bastante, já melhorei muito desde que entrei. Mas daí a sentir aquelas sensações todas de sair do corpo, fluir, receber mensagens do divino.. aí é outra história.

Meditar é muito complicado! Como é possível a gente conseguir limpar a mente de TODOS os pensamentos? Não dá, simplesmente não dá. Eu fico lá sentadinha, na posição certa (glúteos pra trás, costas retas, ombro afastado das orelhas, dedos juntos em forma de círculo), tento pensar apenas em uma "tela mental" vazia, branca, mas não consigo. Parece que nessas horas os pensamentos, de todas as ordens, resolvem se voltar contra mim e vêm em enxurrada, ao mesmo tempo. E quando falo de todas as ordens são todas mesmo! Essa semana eu estava numa posição de equilíbrio, concentrada bem no sorriso do buda que estava no altar na minha frente, até que... "bom xi bom xi bom bom bom".
Como assim? Faz séculos que não ouço essa música, não era uma música presente na minha vida e ela simplesmente chegou e invadiu meus pensamentos, me fazendo desequilibrar e ter uma vontade súbita de dar uma boa gargalhada. Mas consegui me controlar.

No meio da aula, em cada posição, quando consigo me concentrar em alguma coisa é na minha respiração, que nunca está certa. Eu simplesmente acho difícil aliar o movimento à respiração. Quero fazer tudo rápido, para dar tempo de a minha inspiração acompanhar o movimento e a expiração o próximo. Então, não consigo entender quando, depois das posturas que me exigem tanta concentração para não ficarem tronxas, a professora diz: "Volte a mente para o momento presente". A minha sempre esteve!

Mas eu to tentando, não vou desistir. Afinal, hoje já consigo me equilibrar e botar minha perna onde há alguns meses não tinha jeito. Quem sabe não acontece a mesma coisa com a minha mente.

5 comentários:

Caleidoscópio disse...

kkkkkkkkkkkk

Morri aqui!

Acho que se eu tentar uma coisa assim vou enfrentar o mesmo problema que você=) Menina, até para dormir é um problema porque a minha cabeça não pára!

=**

Clareana Arôxa disse...

Toda vez que vejo no twitter que tu postasse nesse blog, imagino: " o que foi que Camila fez dessa vez?". Aí já entro imaginando a cena ( deve ser por conviver contigo que sempre fica mais fácil te imaginar nas situações). Mas, enfim, esse post me deu uma tristeza, porque a minha meta, há um tempo atrás, antes de mudar de emprego, era a yoga. A minha mãe, aquela pessoa que sempre acredita nas minhas potencialidades físicas e motoras, disse que eu ia fazer merda, não ia conseguir me concentrar, não tinha passado na fila da paciência etc etc. Aí, qual foi o meu argumento principal? " Peraí, pô! Camila tá fazendo. E se ela consegue ficar quieta por dois segundos, é óbvio que eu consigo!". Até que. Poxa, irmã, eu tinha tanta esperança ainda.

kátia disse...

Camila e Clara, gostaria de lembrar que eu avisei as duas. Camila, acho que um dia você consegue(?). Quanto a Clara...
Chero

Thaís Salomão disse...

hahahahahha
E EU QUE VOU FAZER PILATES?!
CREIA.

Camila disse...

Hahahahhahahhahha
Amores, vocês vão conseguir, eu acredito em vocês! :D