terça-feira, 26 de outubro de 2010

Listas de casamento

Este é o ano dos casamentos. Todo mundo resolveu casar em 2010. Só este mês já fui para dois e tenho, pelo menos, mais uns três daqui pro fim do ano. Em todos eles, claro, há a famosa lista de casamento.

Para mim é sempre complicado comprar esses presentes. Sim, porque há coisas que você pode pagar, mas são muito "fuleiras" e outras coisas úteis, mas muito caras! Por exemplo: eu posso dar um presente R$ 26 (ainda bem que posso, né?!), mas daí a gastar essa quantia num abridor, é demais!!! Imagina a cara da minha amiga noiva recebendo meu cartão e um abridor de presente. Ou então pagar R$ 80 num saleiro!!! Existe  coisa mais absurda?!?!

Então, para um casamento próximo fui à loja onde estava a lista. Depois de muita dúvida sobre o que comprar, achei uma coisa com um preço acessível e que me pareceu uma boa escolha: uma ESPUMADEIRA. "Poxa, deve ser alguma coisa para espumante, isso é chique!", falei, considerando o preço do negócio. Então a vendedora ao meu lado deu um risinho e disse:
- Que nada, menina! Isso é uma colher cheia de furo para pegar fritura!

Morguei, né?!

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Conversa aos gritos no banheiro. Ou conversa de deficiente auditiva. Ou, ainda, conversa com ECOOOO!!

Olhe, eu tenho que confessar uma coisa: adoro conversas alheias de gente sem noção!

Ontem, no banheiro do Teatro de Santa Isabel, eu estava lá fazendo meu xixi com a maior pressa, mas tive que atrasar um pouco minha ida à minha cadeira por conta de uma conversa muito interessante (isso é feio, eu sei). Uma mulher gritava, falando no celular, na cabine ao lado.

- Eu? Claro que eu to bem acompanhada! Eu fui para uma peça, agora to em outra... Hã?? Minha filha, ESSA É A MINHA CULTURA! CUL-TU-RA! Tem mermo! Pessoas ótimas, bonitas, interessantes. Gente de CULTURA (ela gritaaaava!).

- Hã?? Eu num to sendo grossa não. Eu to num lugar com ECOOO! EEEECO! Aqui é um banheiro de treato! TREATO! Tem EEECO! Você sabe que eu num falo bonito! Oxe! E OUTRA COISA: EU TENHO DEFICIÊNCIA AUDITIVAAA!!! Você num sabe??? DEIXA DE FUGESTE, MENINA! OXE. Fica aí de fugeste! (?)
Aí acho que ela percebeu onde estava, ou só queria mesmo encerrar a conversa.

- Olhe, eu to presa no banheiro! Num posso ficar falando aqui não! Eu to no banheiro do treato... EU NÃO FALO BAIXO! Já disse que tenho deficiência auditiiivaaa!! E aqui tem ECO! Eu não já disse isso? ECO! ... Veja eu tenho que ir que vai começar. Se você quiser venha aqui, oxe! Eu to aqui com as pessoas que gostam disso! Hoje a peça é de dança. Se você quiser pode me ver aqui logo na SEGUNDA FILA, minha filha! Agora tchau que isso é TREATO ANTIGO E A BIBOCA SE APAGA E COMEÇA A PEÇA.

Aí pronto. As "bibocas" se apagaram e eu corri pro meu lugar.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Flagrados na... meditação

Semana passada eu recebi uma notícia do meu grupo de yoga que falava num tal de America Medita. Este é um evento organizado em diversos lugares das Américas, onde, no mesmo horário, em todos esses pontos, cerca de 40.000 pessoas estariam meditando. Aqui em Recife aconteceu sábado passado, às 16h, no Parque da Jaqueira.

Fiquei curiosa e carreguei o namorado junto para ver do que se tratava. Coisa de gente curiosa. Chegamos lá e ficamos olhando de longe. Mas aí sabe, né?! Chega um, chega outro, você começa a ficar sem desculpas...
"Não, eu não consigo meditar não, minha mente não para"
"Mas é meditação induzida. Vamos, vai ser bom"
"Tá. Qualquer coisa eu saio de fininho"

Aí fomos.

Sentamos naquelas esteirinhas, dobramos as pernas, postura confortável, mãos em cima do joelho, dedos unidos e começamos a receber aquelas instruções. Aí a coisa foi fluindo. Resultado: 25 minutos de olhos fechados, sem dar nenhuma brechadinha. 

Quando abrimos os olhos, ao comando do "mestre"... uma emissora estava lá filmando todos nós.
Então foi isso: meditei pela paz mundial e fui filmada pela Rede TV.

Bom, se alguém assistiu deve estar com uma boa impressão da gente. Pessoas calmas, elevadas espiritualmente...

terça-feira, 19 de outubro de 2010

"Sem noção" de ônibus. Ninguém merece.

Pense numa coisa chata é você ouvir o que não quer. Digo isso em qualquer dimensão, mas me refiro aqui à música. Acho um saco, por exemplo, estar no meio do meu sono e ser acordada por um forrozão tocado por um carrinho pirata no meio da rua. Mas nada supera você estar no ônibus e uma pessoa do seu lado colocar uma música alta no celular, achando que todo mundo tem que ouvir o que ele gosta.


Esse comportamento está ficando cada vez mais comum. Afinal, todo mundo hoje em dia tem um celular e a maioria deles, mesmo os mais baratinhos, tem rádio. Aí pronto. Você está lá no seu sossego, vendo o movimento, olhando a rua, escutando educadamente o seu MP3 e vem um "sem noção", tira o celular do bolso, olha todo orgulhoso para os lados e... "Gatinha, tanto faz ou Red Label ou Ice". Você se coça no banco, tenta trocar de cadeira, aumenta o volume do seu mp3, mas ele continua ali e a música já entrou na sua cabeça pro resto do dia.

Essa semana me deparei com uma sem noção de bom gosto (pra mim, claro, já que gosto é relativo e uma Calcinha Preta da vida pode ser bom pra outros). Mas eu percebi que ela também tinha o orgulho de mostrar seu gosto musical para todo mundo, como qualquer sem noção que escuta música alta. Eu sentei ao lado dela e meu namorado ficou em pé. Ela foi escutando e cantando músicas de Eddie (sim, eles ainda cantam!) e outras mais... De vez em quando eu via que ela olhava pro lado, parecia que pedia aprovação. Eu conversava com meu namorado e falamos em Otto. Pronto. A menina parou a música que tocava e tratou de colocar "Já estive num acidente, capoteeei / Parei num canaviaal / Trens são colocados a serviços / Trem não tem maaais".

Não vou dizer que achei ruim, já que gosto da música, mas foi meio esquisito ter uma sem noção querendo agradar.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

A difícil arte da concentração


Essa coisa de tentar ser transcendental, meditar, sair do corpo, concentrar... tudo isso é muito difícil pra mim. Confesso que o yoga está me ajudando bastante, já melhorei muito desde que entrei. Mas daí a sentir aquelas sensações todas de sair do corpo, fluir, receber mensagens do divino.. aí é outra história.

Meditar é muito complicado! Como é possível a gente conseguir limpar a mente de TODOS os pensamentos? Não dá, simplesmente não dá. Eu fico lá sentadinha, na posição certa (glúteos pra trás, costas retas, ombro afastado das orelhas, dedos juntos em forma de círculo), tento pensar apenas em uma "tela mental" vazia, branca, mas não consigo. Parece que nessas horas os pensamentos, de todas as ordens, resolvem se voltar contra mim e vêm em enxurrada, ao mesmo tempo. E quando falo de todas as ordens são todas mesmo! Essa semana eu estava numa posição de equilíbrio, concentrada bem no sorriso do buda que estava no altar na minha frente, até que... "bom xi bom xi bom bom bom".
Como assim? Faz séculos que não ouço essa música, não era uma música presente na minha vida e ela simplesmente chegou e invadiu meus pensamentos, me fazendo desequilibrar e ter uma vontade súbita de dar uma boa gargalhada. Mas consegui me controlar.

No meio da aula, em cada posição, quando consigo me concentrar em alguma coisa é na minha respiração, que nunca está certa. Eu simplesmente acho difícil aliar o movimento à respiração. Quero fazer tudo rápido, para dar tempo de a minha inspiração acompanhar o movimento e a expiração o próximo. Então, não consigo entender quando, depois das posturas que me exigem tanta concentração para não ficarem tronxas, a professora diz: "Volte a mente para o momento presente". A minha sempre esteve!

Mas eu to tentando, não vou desistir. Afinal, hoje já consigo me equilibrar e botar minha perna onde há alguns meses não tinha jeito. Quem sabe não acontece a mesma coisa com a minha mente.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Escapuliu


(Dentro do ônibus)

- Namorado, olha o que eu ganhei hoje!

Aí eu tiro da bolsa um frisbee, desses que vem dobrados dentro de um saquinho.
Na hora de tirar... VUPT!

O negócio voa da minha mão e vai direto na cabeça da mulher na minha frente.

=P